O projeto Saúde do Homem foi abraçado pela Sociedade Brasileira de Urologia em 2005, quando a entidade começou a aproximação com o Governo Federal por meio do Fórum de Saúde Pública do Homem organizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Desde então, a entidade se reúne com os deputados para solicitar um programa de saúde que tenha como foco a saúde masculina e principalmente melhorias no atendimento do SUS.
Em 2006 foi criada, dentro do Ministério da Saúde, a Área Técnica de Saúde do Homem. Em 2007, foram convidadas, além da SBU, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Associação Brasileira de Psiquiatria para compor o quadro técnico. O próximo Fórum de Saúde Pública, que acontece em maio de 2008, promete tirar esta iniciativa do papel.
O objetivo do projeto Saúde do Homem é esclarecer a população sobre as doenças mais comuns nos homens e incentivá-los a terem uma vida mais saudável, realizando a prevenção das doenças corretamente.
Além da prevenção, algumas atitudes podem ser tomadas no dia-a-dia para se ter uma boa saúde, como fazer exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas; evitar frituras, bebidas alcoólicas, tabagismo, uso de drogas; praticar esportes e atividades de lazer como ir ao teatro ou ao cinema; controlar o colesterol e os triglicérides. É imprescindível a realização de um check up anualmente e, claro, é preciso beber muita, muita água mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário